Saneamento e saúde não podem ser desassociados. Onde há água potável acessível e um sistema eficiente de coleta, tratamento e destinação final ao esgoto, os riscos relacionados a doenças associadas a esses serviços essenciais ao ser humano são reduzidos. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, tem investido para manter um alto padrão de qualidade em ambos os serviços.
Limeira se tornou umas das referências nacionais quando o assunto é saneamento e no Dia Mundial da Saúde, a ser comemorado em 7 de abril, ocupa a quinta posição entre as cem maiores cidades do Brasil com melhores indicadores de acesso a água potável e esgoto tratado.
Os avanços proporcionados pela BRK desde 1995 ao saneamento de Limeira a levaram em 2023 à quinta posição no Ranking Trata Brasil, organizado anualmente pelo instituto que leva o mesmo nome e que considera, além do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário, fatores como o combate às perdas de água tratada e os investimentos no setor.
Em Limeira, toda a população da área urbana recebe água tratada e potável em suas torneiras e, ao mesmo tempo, 100% do esgoto gerado no município é coletado, devidamente tratado e devolvido ao meio ambiente dentro dos padrões e normativas legais exigidos.
Mensalmente, 2,1 bilhões de litros de água potável são distribuídos aos imóveis limeirenses e 51 milhões de litros de esgoto são tratados diariamente por três Estações de Tratamento de Esgoto da cidade e devolvidos aos ribeirões da cidade com uma eficiência que supera os 98%. Uma realidade diferente do cenário nacional. Em 2022, a estimativa era de que 35 milhões de brasileiros viviam sem água tratada e 100 milhões sem acesso à coleta de esgoto.
“Trabalhamos dia após dia com o objetivo de levar à população água de qualidade às torneiras e assegurar que o sistema de tratamento de esgoto funcione corretamente. Desta maneira, conseguimos promover a saúde e nos mantemos fiéis ao princípio de levar o saneamento muito além do básico”, destaca Rogério Lima, gerente de operações da BRK em Limeira.
Vale dizer que entre as doenças que podem ser evitadas com um serviço de saneamento eficaz estão a diarreia, disenteria bacteriana, febre tifoide, cólera, leptospirose, hepatite A, verminoses e até mesmo as chamadas arboviroses, como as que são transmitidas por insetos como dengue e chikungunya e zika. Algumas dessas doenças podem até mesmo levar à morte.
“O saneamento é parte essencial de todo um complexo sistema que envolve a saúde pública. Ao garantirmos a água de qualidade e oferecermos o tratamento correto ao esgoto, estamos ajudando a prevenir doenças e garantir a qualidade de vida da população”, afirma Diego de Oliveira e Silva, gerente regional de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da BRK.